5 de dez. de 2012

Melhorando marcas do opalino

Cria com "V" limpo
É comum encontrarmos periquitos opalinos que são "normalinos" como diz meu amigo Eliseu. Visto que se trata de uma mutação ligada ao sexo, e que, por isso, há uma pequena dificuldade de encontrar machos opalinos, e assim sendo, o acasalamento com periquitos normais tende a ser sistemático, que na minha opinião, é a causa de  aves com marcas onde não deveria ter. 

Com o cruzamento entre dois opalinos, uma das crias saiu com a área dentro do "V" totalmente limpa, o que é esperado nos opalinos.

Opalino Malva Violeta
Entretanto, também existe o outro extremo nos opalinos, ou seja, falta marcas onde deveria ter.

Tenho macho malva violeta opalino que é um exemplo disso. O "V" das costas é muito bem definido, mas no restante das asas quase não há marcas. Recentemente comprei um ADA opalino com essa mesma falta de marca nas asas. 

Mesmo não sendo o padrão, vou tentar fixar esse tipo de marcar(ou a falta dela) nos meus opalinos. Para mim seria interessante tem um opalino que só tivesse de escuro o "V" das costas e as rémiges, tendo o topo das asas da cor do corpo.

Os dois machos estão reproduzindo, posteriormente cruzarei as crias fêmeas com o macho inverso de cada casal para ver o resultado.



ADA Opalino Verde Claro



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...