24 de dez. de 2013

Curiosidade sobre o desenvolvimento embrionário

Início do desenvolvimento embrionário
Olá colegas! O texto de hoje é apenas para compartilhar com vocês um caso recente. 

Alguns dias atrás, me escreve um criador dizendo que ao fazer a ovoscopia, via o embrião com a gema bastante expandida perto dele e me perguntou se isso era normal, respondi que sim, pois como se sabe, trata-se do vitelo do qual o embrião se nutre. Porém, o relato seguinte, inicialmente de deixou meio incrédulo, o jovem criador dizia conseguir ver o coração do embrião batendo... Fiz algumas perguntas, inclusive sobre a potência da lanterna usada e contou que era uma lanterninha comum. Mais um motivo para achar que era um afã de ver algo no ovo.

Alguns dias se passaram, e fui fazer a ovoscopia em meia dúzia de ovos de uma lutina com um opalino violeta. Justamente com esse casal eu não havia feito anotações de quando foi a primeira postura, mas sabia que o primeiro ovo estava com aproximadamente 5 ou 6 dias de choco. Ao encostar a lanterna no ovo, para minha surpresa, vi movimento lá dentro! Sim, era um pequeno emaranhado de vasos mas que já, de alguma forma, conseguia ter movimentos. Movimentos que lembravam um "S".  A primeira coisa que me veio na cabeça foi o jovem criador que me havia escrito semanas antes. Fui pesquisar. Descobri que esse movimento é chamado de GASTRULAÇÃO e é o responsável pelo agrupamento das células que formarão os futuros órgãos.

É, meus amigos, aprendi mais uma.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...